Conteúdos abordados: Hidrosfera e o ciclo hidrológico

 

Olá pessoal, tudo bem? Na aula/postagem de hoje o nosso tema será “Terra, o planeta água: a hidrosfera e ciclo hidrológico”. Meu nome é João Victor, e eu serei o seu professor de Geografia por um dia, nessa parceria entre a Universidade Federal de Viçosa e a Escola Estadual Effie Rolfs, através do programa Residência Pedagógica. Vamos lá?!



O termo hidrosfera, como o próprio nome já enfatiza, se refere à porção de água presente na superfície terrestre. Sabia que cerca de 70% da cobertura do nosso planeta é ocupada pela água? Enquanto que somente 30% desse valor total é de fato “terra”. Nesse slide, percebemos a proporção feita em um “gráfico pizza”, que reparte as quantidades de acordo com a sua porcentagem. Se o nosso planeta fosse uma pizza, somente o pedaço verde seria a terra, o que é muito menor que a água, veja só! Mas porque o nome do nosso planeta é Terra e não Água? Antes das grandes navegações, pouco se conhecia para além do mar, então, a noção que se tinha era de que as terras ocupavam a maior parte da superfície do nosso planeta: era dela que os antigos tiravam seus alimentos, onde viviam suas vidas prósperas e cultuavam os Deuses que faziam do “chão” um lugar fértil e agradável, por isso, em forma de agradecimento, nomearam assim as planícies e morros que os olhos alcançavam. “O planeta Terra”.

Mas me diz uma coisa... Onde é que podemos encontrar a água na superfície do Planeta? É claro que logo pensamos nos rios, mares, oceanos, lagos, lagoas... Mas não se esqueça que também existem águas subterrâneas, nos aquíferos, por exemplo! Há também, água congelada nas geleiras e no topo de algumas montanhas muito altas, além da existente no ar em que respiramos, caracterizada como vapor d’água, que nos remete àquilo que conhecemos como “umidade relativa do ar”, que sempre ouvimos falar na previsão do tempo nos jornais! Ah, e existem também as formas passageiras em que percebemos a água, como a chuva, a neve e o granizo, que são formas de precipitação dessa água presente na atmosfera!


E na sua casa... Você consegue identificar onde a água está presente? Pra beber, tem que ter sempre uma garrafinha cheia! Pra tomar banho, pra cozinhar... Pra quem tem piscina também, é uma boa né? Nesse calor... Mas não se esqueça, a água também é útil para as plantas, as quais não vivem sem ela, e aos demais animais também! Se você reparar na imagem, eu ainda adicionei dois bonequinhos, representando a gente! Nosso corpo é feito de água, por isso precisamos estar sempre hidratados! E a lâmpada? O que ela representa? Bom, a lâmpada representa a energia elétrica, que indiretamente, no Brasil, precisa da força da água para existir! São as usinas hidrelétricas as responsáveis pela maior parte da energia no nosso país, utilizando da força das quedas de água represadas para a geração da energia elétrica! Que demais, não é? A água é imprescindível no nosso dia-a-dia!

E quais são as formas da água que podemos encontrar? O estado físico varia, podendo ser líquido (o mais comum), sólido (em forma de gelo), e gasoso (em forma de vapor). Para que a água se transforme de um estado físico para o outro, é necessário que ela ganhe ou perca calor, através da troca de energia no sistema...

Mas toooooda essa água citada, muito presente no nosso cotidiano, é garantida que existirá para todos nós, para sempre? Bom, a lei das Águas de 1997, presente no PET VII de 2020 disponibilizado pelo Governo de Minas Gerais, garante que a água é um “bem de domínio público”, sendo considerada um recurso natural limitado. Vocês acham mesmo que ela é limitada? Mesmo depois de conhecer toda essa abundância e presença dela, de diferentes formas, no mundo todo? A água é um recurso que na verdade tem a capacidade de se transformar, dentro do sistema mundo, em diversas formas, sendo elas próprias ou não para o consumo. Uma hora ela pode estar num rio, ser aproveitada para ser filtrada e consumida, e outra hora pode estar debaixo da terra, sendo imprópria para nós humanos, mas ideal para animais ou plantas que dela usufruem. De certa forma, é preciso atenção para que não haja má distribuição deste recurso, e que não fiquemos sem o necessário para sobreviver, dependendo de racionamento para poder consumir. Entretanto, vale salientar que a água se renova, e portanto, sua finitude deve ser, de certa forma, questionada!

Se chegamos à conclusão que ela se renova, como poderemos compreender seu funcionamento? Vocês têm algum palpite, antes de continuar?

O ciclo da água! Você já ouviu falar dele, certo? É o responsável pela transformação dos estados físicos deste recurso natural, através da energia fornecida, principalmente, pelo sol! Ele não tem começo nem fim, pois a água está aí na superfície terrestre, sendo distribuída de diversas maneiras, em diversos lugares, nas suas mais variadas formas!


Que inveja dessa “água”, não é mesmo? Um dia ela está aqui, na minha casa, no meu varal, da roupa que acabei de lavar, no outro ela pode estar longe, viajando nas nuvens, indo para outro lugar, ou um rio, que desague no mar, e atravesse os oceanos, chegando em outros continentes... Por isso brincamos que a água é uma verdadeira viajante do mundo!

Voltando ao ciclo da água! Você sabe como ele ocorre? Você acha que consegue entender e enxergar ele acontecendo ao longo do seu dia? Só sei que ele não tem ordem, hora, nem lugar pra acontecer! Está sempre existindo, faça chuva e faça sol!


Nessa imagem adaptada, podemos enxergar os diferentes processos que ocorrem no ciclo da água, representados pelas diferentes cores de setas.

A seta azul claro representa a EVAPORAÇÃO: processo natural, onde a água, com a energia fornecida pelo calor dos raios solares, evapora dos rios, lagos, mares e demais superfícies em que esteja presente, se transformando do estado líquido para o gasoso, em forma de vapor d’água na atmosfera. Agora, ela tende a subir!

A seta branca representa a CONDENSAÇÃO: que nada mais é do que o vapor de água atingindo grandes altitudes e se transformando no estado líquido novamente devido às baixas temperaturas da alta atmosfera, se tornando, mais uma vez, pronta para se precipitar.

A seta verde clara representa a PRECIPITAÇÃO: que pode ocorrer em diferentes formas, sendo desde a chuva normal que conhecemos no dia-a-dia, e também os fenômenos de chuva de granizo e neve. A chuva de granizo ocorre nas áreas tropicais mais quentes do planeta, onde o vapor é superaquecido e atinge altitudes mais altas na atmosfera, onde ao invés de se condensar, ele congela e cai em forma de pedrinhas de gelo. A neve, por sua vez, ocorre em partes mais afastadas da linha do equador, onde a atmosfera possui temperatura mais baixa mesmo em menores altitudes.

A seta rosa representa a EVAPOTRANSPIRAÇÃO: que é a transpiração das plantas, processo ocorrente durante a respiração da flora (através da fotossíntese). As árvores e demais plantinhas vão soltar um pouco de água em suas folhas para respirar e se “alimentar”!

A seta amarela representa o ESCOAMENTO SUPERFICIAL: que é quando a precipitação chega novamente na superfície terrestre e não é absorvida. Em áreas mais construídas, como nos centros urbanos das cidades, o escoamento superficial é maior, e pode causar problemas como enchentes e enxurradas. Nas áreas rurais, o escoamento superficial é menor, pois há uma maior superfície de solo exposto (e não construído), capaz de absorver a água que ali chega.

A seta marrom, por sua vez, representa o processo de INFILTRAÇÃO: que nada mais é do que a capacidade dessa água dos rios ou das chuvas, por exemplo, de penetrar o solo onde está em contato. Assim se dão as formações dos aquíferos, capazes de armazenar grandes quantidades de água no nosso planeta.

                                                                            Lembrete, hein!

Vamos recapitular o ciclo da água que aprendemos de uma forma diferente? Pesquise e abra a música “CHUVA” do cantor “JALOO” no seu computador ou celular, e acompanhe a letra! Com certeza ela vai te ajudar a nunca mais esquecer o ciclo hidrológico! (o link dela, no youtube, está disponível no fim da nossa aula)

E a nossa participação nesse ciclo, como é que fica? Bom, a gente pode observar, mas também pode colaborar para a transformação da água! Cuide dos seus hábitos, como por exemplo, quando for escovar os dentes, tomar banho, lavar a louça... Sempre cuidar para não desperdiçar a água ali própria para consumo, pois ela pode demorar para se renovar e chegar na sua casa de novo, não é mesmo? Cada gota importa!

Falando nisso... De onde vem a nossa água? Você sabe?! Na cidade de Viçosa, temos o SAAE! Eles são os responsáveis pelo tratamento de água e esgoto, para que nossa casa sempre receba e devolva tudo na forma correta para o meio ambiente! Visite o site deles, tem bastante material legal sobre como isso ocorre na nossa cidade, e até mesmo alguns contatos disponíveis, por exemplo, em caso de alguma emergência ou denúncia de mau uso da água! http://www.saaevicosa.mg.gov.br/ < clique aqui!

No SAAE, existem esses tanques, semelhantes a este presente na imagem acima (retirada do google imagens), onde a água passa pelo processo de filtração. Lá, eles vão tratar a água represada da cidade, para que no fim possamos consumi-la. Ela vai ficar armazenada nesses tanques, para que as areias e impurezas sejam retiradas ou se depositem no fundo dos mesmos, e depois serão tratadas com algumas misturas químicas antes de serem enviadas através de canos e manilhas para as nossas residências. Mas atenção, no caminho, como é longe, pode haver contaminação de microrganismos, por exemplo, então é sempre importante filtrar novamente antes de consumir/ingerir, hein! Fique ligado!

Foi um prazer ter colaborado um pouquinho com o seu aprendizado! Obrigado por ter lido e visto minha aula até aqui! Não se esqueça de se hidratar e lavar bem as mãos, principalmente na época de pandemia, isso pode salvar a sua vida! Qualquer coisa, é só entrar em contato comigo pelo e-mail joao.v.rodrigues@ufv.br que podemos tirar suas dúvidas e estabelecer um diálogo sobre este recurso tão importante! Até a próxima!


As ilustrações foram retiradas do site https://www.canva.com/ e a imagem do ciclo hidrológico adaptada de https://www.estudokids.com.br/. 
Escute a música sugerida:  https://www.youtube.com/watch?v=dGXoPfph7f0&ab_channel=SkolMusic. 















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conteúdos abordados: Distribuição de água no planeta

Conteúdos abordados: Uso do Solo

Bacias Hidrográficas & Hidrografia Brasileira